SASSMAQ

Compliance para o transporte rodoviário de produtos químicos

O protocolo setorial SASSMAQ funciona efetivamente como um compliance regulatório do transporte rodoviário de produtos químicos. Neste sentido, constitui-se como um método de avaliação do desempenho das transportadoras que prestam serviços para a indústria química.

Logo, o Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Qualidade (SASSMAQ) tem COMO objetivo auxiliar as empresas para a seleção, qualificação e definição de planos de ação para melhoria contínua, oferecendo a certificação de que estão aptas a prestarem serviços com eficiência nas operações de transporte a serem efetuadas.

Por isso, a implementação deste protocolo setorial SASSMAQ é de interesse das empresas de transporte rodoviário que tencionam prestar serviços para o setor da indústria química.

Como se trata de uma avaliação que perpassa por compliance regulatório da atividade, é essencial que a empresa interessada em obter a certificação tenha o apoio de uma consultoria especializada na área.

A Ruthes Consultoria realiza a implementação do protocolo setorial SASSMAQ em empresas de transporte interessadas na certificação. Neste sentido, a consultoria conta com um grande diferencial de mercado ao dispor de uma equipe plenamente capacitada para atender, direta ou indiretamente, as amplas demandas da realidade das empresas transportadoras. Pois, é uma consultoria que oferece aos clientes:

Logo SASSMAQ
Competitividade

A certificação SASSMAQ, é um importante diferencial para empresas, comprovando que oferecem serviços qualificados nas operações de logística de produtos químicos.

Credibilidade

A indústria química e outros embarcadores, mesmo que não associadas a ABIQUIM, estão valorizando cada vez mais as empresas certificadas, pois reconhecem o ganho de qualidade e regularidade que o SASSMAQ proporciona.

Segurança

O objetivo do SASSMAQ é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes, multas nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. Conheça um pouco mais sobre o SASSMAQ e perceba como será interessante e lucrativo para a sua empresa obter essa certificação.

Temos vasta experiência na atuação em se tratando de transportadoras e indústrias químicas.

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SASSMAQ: compliance para o transporte rodoviário de produtos químicos

O Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade é mais conhecido pela sigla SASSMAQ. De fato, é um protocolo setorial com o objetivo de avaliar o desempenho das empresas prestadoras de serviços logísticos para a indústria química.

A partir do esforço da Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM), a metodologia foi desenvolvida no sentido de atuar mitigando a corresponsabilidade da indústria química. Desse modo, teve a primeira versão do sistema em 2001 com foco no transporte rodoviário de cargas.

É interessante salientar que o SASSMAQ tem um diferencial importante em relação às normas ISO, que visam a gestão da qualidade. Pois, está voltado para as empresas transportadoras, objetivando garantir que a empresa desenvolva o processo de melhorias contínuas a partir de suas ferramentas.

É importante mencionar que a certificação SASSMAQ constitui um pré-requisito para as transportadoras que pretendem transportar produtos químicos, para indústrias químicas associadas à ABIQUIM.

Outro ponto de extrema importância, é que na prática as empresas de produtos químicos ou não preferem as transportadoras com a certificação SASSMAQ, porque mitiga os riscos da operação de logística.

A própria ABIQUIM reconhece esse aspecto ao afirmar que a implementação do SASSMAQ não é obrigatória, mas com certeza é um diferencial competitivo. Uma vez que a certificação comprova que a empresa oferece serviços qualificados nas operações de logística.

Portanto, é fácil perceber a importância que a certificação SASSMAQ representa para as empresas interessadas em transportar produtos químicos.

Neste sentido, a forma mais assertiva de obter essa qualificação é a partir dos serviços de uma consultoria específica do protocolo setorial SASSMAQ. Ou seja, uma consultoria com expertise e competência na implementação desse compliance regulatório.

O SASSMAQ surgiu da necessidade das empresas químicas terem segurança ao contratarem as operações de terceiros para os serviços logísticos de armazenar, manusear e transportar matérias-primas, intermediárias e produtos químicos industrializados, buscando a garantia de que esses serviços são realizados com segurança, qualidade e respeito às legislações específicas. Tudo isso tendo em vista o bem-estar dos colaboradores e do público e a proteção do meio ambiente.

Antes do SASSMAQ a indústria química tinha de qualificar os fornecedores de logística com auditorias periódicas, o que gerava um resultado fragmentado e propiciava a existência de diversos programas de auditoria.

Além disso, o fator mais agravante dessa situação era que gerava distorções em relação aos métodos utilizados e resultados obtidos, eis que não existia um padrão definido e nem o estabelecimento de um programa voltado para a melhoria contínua.

No início dos anos 1990, o Conselho Europeu da Federação da Indústria Química (CE-FGIC) tendo por referência o Programa Atuação Responsável, lançou o programa Intervention Chemical Transport Emergencies (ICE).

O propósito do ICE está em promover a melhoria de desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos.

Desse modo, um ponto fundamental desse programa foi o desenvolvimento de uma série de Sistemas de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ).

A criação do protocolo setorial SASSMAQ, tem o efeito análogo a realização de compliance regulatório pela empresa.

Devido a especificidade dos critérios do SASSMAQ, a indústria química tem a garantia de que as empresas certificadas estão em conformidade.

Neste sentido, é importante para a empresa de transporte interessada em atuar com produtos químicos implementar o protocolo de forma assertiva. Ressaltamos, que a orientação de uma empresa especializada em SASSMAQ é o caminho certo para obter a qualificação.

Este sistema é uma ferramenta para realizar a avaliação dos sistemas de gestão ambiental, de saúde, da segurança e da qualidade dos prestadores de serviços. É um protocolo setorial que funciona como programa de conformidade (compliance).

Caberá aos auditores indicados pela ABIQUIM realizar a auditoria tendo por base o manual do SASSMAQ, que visa evitar a utilização de critérios diferenciados e múltiplas auditorias.

A importância da avaliação feita por uma consultoria especializada está em oferecer um diagnóstico detalhado da situação da empresa e a partir dele, a empresa faz sua análise tendo por referência os seus critérios e especificidades, confrontados com o manual.

Aqui é o momento em que a consultoria especializada, com expertise no SASSMAQ, faça o relatório, levante as não conformidades e faça a implementação de planos de ação com o objetivo promover a adequação das não conformidades encontradas.

Isso significa que a consultoria especializada fará todo um trabalho de redimensionamento dos pontos detectados para atender ao manual SASSAMAQ, tornando a empresa transportadora apta para a auditoria de terceira parte do SASSMAQ.

Ao ser aprovada pela auditoria de terceira parte, a empresa recebe uma certificação SASSMAQ, que, em resumo, é um atestado de boas práticas e conformidade regulatória. Este é acompanhado de um relatório detalhado com os pré-requisitos definidos pela indústria, que é bem aceito no mercado.

A grande vantagem dessa única avaliação é substituir os diversos documentos e inspeções a que os prestadores de serviços de logística estão submetidos, mantendo a consistência do diálogo entre eles e as empresas químicas.

O SASSMAQ constitui-se como um instrumento de avaliação de um Sistema de Gestão. Ou seja, um compliance regulatório na forma de protocolo setorial e, por isso, oferece alguns benefícios para a empresa, tais como:

1º – Orientar a organização para a adoção de um processo de melhoria contínua apontando para os seus pontos fortes e fracos identificados pela auditoria independente;

2º – Oferece uma análise dos resultados da avaliação pela empresa química;

3º – Obtém respostas específicas de cada cliente, criando e/ou fortalecendo as bases para uma real parceria, de benefícios mútuos;

4º – O mercado passou a adotar, incorporar e requerer de seus fornecedores de serviços a certificação SASSMAQ;

5º – Os indicadores de desempenho atestam a melhoria em todos os itens monitorados. Para isso disponibiliza um comparativo do número e gravidade de acidentes rodoviários envolvendo as empresas com gestão em SASSMAQ para o transporte de produtos químicos e as que não possuem essa certificação.

6º – Utilizar o modelo PDCA para validar o processo de melhoria contínua, colocando em prática as melhorias de desempenho indicadas ao longo de um período de reavaliações. Sendo que o modelo PDCA corresponde a:

  • Planejamento (P = plan);
  • Execução (D = do);
  • Monitoramento (C = check);
  • Ação (A = act).

Para ser aprovada na avaliação da auditoria de terceira parte do SASSMAQ, a empresa transportadora precisa estar com todos os seus processos em conformidade atendendo ao compliance regulatório. Para isso os principais requisitos a serem observados são:

  • Possuir uma frota própria com no mínimo quatro veículos, podendo ser de propriedade da empresa ou arrendados;
  • Dispor de um motorista devidamente habilitado por veículo;
  • Experiência com o transporte de produtos químicos mínima de seis meses ou mais;
  • Possuir as licenças e alvarás específicos para o funcionamento de acordo com a legislação vigente no país.

O prazo de validade da certificação é de 2 anos após a data de avaliação, sendo desenvolvidos os seguintes procedimentos:

  • Processo para Aprovação da documentação;
  • Emissão do termo pelo organismo certificador;
  • Inserção dos dados no sistema pela ABIQUIM.

De fato, a ABIQUIM estendeu o prazo de divulgação em seu site por mais 30 dias após o vencimento do termo de avaliação SASSMAQ.

Como a certificação tem uma validade de 2 anos, a empresa de transporte deve estar ciente que não é um processo único e definitivo. Ou seja, a cada 2 anos terá de se submeter a uma nova avaliação de auditoria independente para validar sua certificação.

Por isso, é fundamental que após a primeira certificação do SASSMAQ, a empresa conformidade observado as atuações a luz compliance regulatório, passando a focar na melhoria contínua dos seus processos. De fato, esse é o objetivo do protocolo setorial SASSMAQ.

Tendo em vista todos esses pontos, a contratação de uma consultoria especializada no protocolo SASSMAQ é essencial para:

  • Manter a empresa atualizada sobre o compliance regulatório SASSMAQ;
  • Implementar plano de ação para a melhoria contínua dos processos organizacionais certificados pelo SASSMAQ;
  • Orientar a empresa para obter a certificação SASSMAQ;
  • Acompanhar o processo de certificação junto a ABIQUIM;

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